segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Problemas na aprendizagem

DISLALIA:  Distúrbio da fala.

DISLELIA:  Dificuldade de leitura  e escrita.

DISGRAFIA:  Problemas na linguagem escrita.

DISCALCULIA: Afeta o raciocínio matemático.

DISORTOGRAFIA: Dificuldade de escrever ortograficamente correto.

Déficit de Atenção É a dificuldade de concentrar e de manter concentrada a atenção em objetivo central, para discriminar, compreender.

 Hiperatividade - Refere-se à atividade psicomotora excessiva, com padrões diferenciais de sintomas: o jovem ou a criança hiperativa com comportamento impulsivo é aquela que fala sem parar e nunca espera por nada. Não consegue esperar por sua vez, interrompendo e atropelando tudo e todos. Porque age sem pensar e sem medir conseqüências, é comum que sempre tenha muitos hematomas e cortes.

Hipoatividade - A Hipoatividade se caracteriza por um nível baixo de atividade psicomotora, com reação lenta a qualquer estímulo. Trata-se daquela criança chamada "boazinha", que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada". Comumente, o hipoativo tem memória pobre e comportamento pouca interação social e quase não se envolve com seus colegas.

O termo HIPOATIVIDADE expressa a tradução de sua significação literal, exatamente inversa à condição de Hiperatividade.


A criança hipoativa é aquela que parece estar, sempre, no "mundo da lua", "sonhando acordada." Dá a impressão de que nunca está ligada em nada. Ela tem memória pobre e comportamento vago, pouca interação social, quase não se envolve com seus colegas e costuma não ter amigos. Hipoatividade se caracteriza por um nível baixo de atividade motora, com reação lenta a qualquer estímulo. Essa criança não costuma trazer problemas em seu convívio porque é, sempre, muito bem comportada, a chamada "criança boazinha".

 Hipoatividade ligada à Dislexia traz uma grande dificuldade a essa criança e jovem, no processar o que está acontecendo à sua volta, necessitando de um aprimoramento de técnicas em seu programa escolar, com a necessidade de recursos psicopedagógicos remediativos absolutamente específicos, com um suporte muito mais ativo de estímulos tanto na escola como em casa e na sociedade.


http://www.dislexia.com.br/

sábado, 11 de setembro de 2010

A roupa faz a diferença?

Sem maiores preocupações com o vestir, o médico conversava descontraído com o enfermeiro e o motorista da ambulância, quando uma senhora elegante chega e de forma ríspida pergunta:
- Vocês sabem onde está o médico do Hospital?
Com tranquilidade o médico respondeu:
- Boa-tarde, senhora! Em que posso ser útil?
Ríspida, retorquiu:
- Será que o senhor é surdo? Não ouviu que estou procurando o médico?
Mantendo-se calmo, contestou:
- Boa-tarde senhora! O  médico sou eu, em que posso ajuda-la?
- Como? O senhor? com essa roupa?
- Ah! Senhora. Desculpe-me. Pensei que estivesse procurando um médico e não uma vestimenta.
Oh! Desculpe-me, doutor. Boa-tarde. É que... Vestido assim, o senhor nem parece  um médico.
- Veja bem as coisas como são. E disse o médico: As vestes parecem não dizer muitas coisas, pois quando a vi chegando tão bem vestida, tão elegante, pensei que fosse sorrir educadamente para todos e daria um simpaticíssimo "boa-tarde". Como se vê, as roupas nem sempre dizem muito.
Um dos mais belos trajes da alma é a educação. Sabemos que a roupa faz a diferença, mas o que não podemos negar  é  que a  falta  de educação, arrogância  e   falta de humildade, também fazem  diferença, só que modo  negativo . Pessoas que se julgam ser donas do mundo e da verdade, grosseria e outras "qualidades" derrubam qualquer vestimenta. Bastam ás vezes, apenas 5 minutos de conversa para que o ouro da vestimenta se tranforme em barro.
Educação faz a diferença!

Jornal do Pastor